domingo, 1 de fevereiro de 2015

Há uma linha que separa

Os blogs que gostava de ler até há uns dois ou três anos, dos que gosto de ler agora. A ideia que tenho é que quando os blogs crescem e se tornam (muito) conhecidos, perdem o interesse. Pelo menos, para mim, perdem, é um facto.

Ando por cá há 8 anos, vi nascer muitos dos blogs que atingiram o estrelato e que, a meu ver, só eram bons até lá chegar. A partir daí acho que sobrevivem mais graças à fama que conquistaram do que propriamente pelo conteúdo, tantas vezes oco, desinteressante, altamente pretensioso e carregado de snobismo. Muitas vezes me questiono como é que algumas bloggers continuam a ter quem as siga quando escrevem posts tão arrogantes e se atrevem a tratar tão mal quem se limita a não concordar com elas (excluindo, obviamente, os comentadores estúpidos e mal-educados).

Isto para não falar que a maioria se vendeu/rendeu à publicidade, 99% das vezes, encapotada. Despersonalizaram-se completamente. Comparo-os aos novos ricos.

E tenho pena. Tenho mesmo, mesmo, muita pena.

Pergunto-me como é que x blogger, que era tão porreira, se transformou no que é hoje, com ares de diva, no pior sentido da palavra.
Importa salientar que não me refiro a ninguém em particular. Estou a falar de um modo geral.

Desde que criei o Lado B, tenho feito descobertas incríveis no que diz respeito a blogs, posso dizer que a fé na blogosfera, que julgava perdida, renasceu.

La crème de la crème da blogosfera não são os ditos blogs famosos, são estes!

Blogs bons, simples, isentos, despretensiosos, tudo aquilo com que me identifico e que julgava não existir mais de tão ligada que estava ao meu "Lado A" do blogo-mundo. Sem dúvida que este é o meu lado preferido. O que me faz sentir "em casa".

Estava presa a números mas percebo agora que os número de visitas ou de seguidores não são n-a-d-a quando comparados ao prazer e à excelente experiência de poder voltar a ser simplesmente EU.

Bom Domingo pessoas =)


20 comentários:

  1. Continuo a achar que, se não nos dá prazer, não vale a pena, é como as relações :)

    Bom domingo, B.

    ResponderEliminar
  2. Olá Lado B :)
    Gostei do que escreveste. Estou nisto há pouco tempo e talvez seja ainda um pouco ingénua, mas acho que acima de tudo devemos manter-nos fiéis a nós mesmas. Acolher bem quem nos visita e aceitar que as opiniões dos outros podem não ser (e geralmente não são) igual à nossa. Mas isso é que é interessante. Um trocar de opiniões e de experiências que permite a evolução do blog e de nós mesmas.

    Beijinhos grandes
    R&A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é, para mim, o verdadeiro espírito da blogosfera.

      Bem-vinda! =)
      **

      Eliminar
  3. Eu ando há muito, muito menos tempo, e já vi e li registos muito fora de "registo". Bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que o BES me recusou a publicidade e deu ao CR7, senão agora já não gostavas de mim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah, deixa lá, pode ser que o Novo Banco te dê uma oportunidade :D

      Eliminar
  5. Há pessoas que deixam subir coisas à cabeça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois há. Mas acho que assim como eu, já muita gente se deu conta disso e deu de frosques.
      Depois há "as carneirinhas", aquela espécie maravilhosa que diz Ámen a tudo o que a diva debita, seja ou não disparate. E, ai de quem ouse contrariar a diva, que elas viram bichos para defender a sua ídola :DD

      Eliminar
  6. Opá, concordo tanto! Temos uma "história de vida bloguística" semelhante, pelo que percebo. E também já não sigo blogs nenhuns dos antigos (vá, só 1 ou 2). Prefiro muito mais blogs simples com cerca de 50 seguidores do que blogs com mais de 1000 que pouco me acrescentam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como eu.
      Muitos dos antigos que eram bons, desapareceram, então, actualmente só sigo mesmo 1 ou 2 dos da velha guarda.

      Eliminar
  7. Para mim, um blogue é um espaço nosso, onde deixamos que os outros entrem e se sintam em casa. E o meu tem crescido, nem esperava tanto. O que gosto mesmo é de ser eu, independentemente de o meu nome aqui ser este, não há quaisquer diferenças entre quem ali aparece e quem aqui está, deste lado. E isso é óptimo :) O teu blogue é um dos meus favoritos :D

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo. Não quero generalizar - porque de facto há blogs que acompanho há muito tempo e que ganharam sucesso e não noto esse "snobismo" - mas realmente há muitos que... enfim! A mim deixam de me interessar, muito sinceramente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, já eu, tal como disse, dos da velha guarda, só continuo a seguir ou ou dois...

      Eliminar
  9. Obrigada, Lado B.
    (sim, sim, eu topei logo que aquela parte do "La crème de la crème" era todinha para mim. muaaaaaaaaahhh ;p)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti não, para a Bolachita, aquela coisa mai'linda e mai'fofa que é a estrela do teu blogue :D

      Eliminar
    2. Mau... a estrela do meu blogue sou todinha eu, ouviu?!! Até porque o casebre nasceu muito antes da Bolachita, ouviu?!

      Vamos lá ver se nos entendemos...
      :p

      Eliminar
    3. Eras! Eras até ela chegar e te levar o protagonismo que tanto trabalhinho te deu a alcançar. Sorry, mas a estrela... é ela :D

      Eliminar