segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

TPC nas férias

Cinco dias sem escola. O quê, deixar, as crianças livres para brincarem ao Carnaval, passear, brincar, passar tempo em família? Nããã! Mas que rebaldaria! Há que mandar 3 fichas de 4 folhas cada uma para assegurar que vão estar devidamente ocupados durante estes 5 dias.

Oh pá! Não me lixem! Deixem as crianças serem crianças, caraças! Pois que assumo, sem ponta de problema, que nestes casos sou a primeira a ajudar os meus filhos a despacharem a coisa, nem que para tal tenha que praticamente lhes dizer as respostas, de modo a que aproveitem os dias para se mascararem, brincarem, passearem e fazerem tudo o que é suposto fazerem ao longo desta interrupção lectiva em vez de passarem os dias enfiados em casa a fazer fichas de trabalho. Digo-o aqui e digo-o na escola, onde não sou a única a partilhar deste ponto de vista.

Quero que sejam responsáveis com a escola, sou, aliás, a primeira pessoa a exigir-lhes isso, mas considero a sobrecarga de trabalhos de casa um perfeito disparate com o qual não compactuo. Não quero que os meus filhos sejam uns cromos dos livros, quero sim, que os meus filhos sejam, acima de tudo, crianças felizes. 

14 comentários:

  1. Eu,professora me declaro,NÃO marquei trabalhos para casa.Sou uma incompetente!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incompetente nada!
      Só é pena que a maioria dos teus colegas de profissão não comungue dos mesmos princípios que tu.

      Eliminar
  2. Penso, exactamente assim ! No caso dos meus e dado que estou doente em casa e eles não podem estar comigo, foram com os avós para Lisboa, não iam levar as fichas atrás deles. Se quando chegarem não fizerem tudo... lamento, vão fazendo até ao fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é exactamente isso Maria, já viste? Iam com os avós e em vez de aproveitarem o tempo para estar com eles (afinal há tanto para aprender fora da escola, tão ou mais importante que fichas de matemática) iam passar os dias a fazer tpc? Será que os professores não vêem isso?

      Eliminar
  3. Já no meu tempo faziam isso... Carrascos pá!!!!

    ResponderEliminar
  4. Já não é o primeiro blogue em que leio isso... Realmente é ridículo, para já são só 5 dias, são miúdos e os pais? Quem garante que os pais têm férias para orientar os miúdos nessas coisas? Ridículo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve uma altura em que ponderei deixá-los ir para o Estudo, que é uma hora no final das aulas, em que é suposto fazerem os tpc, de modo a chegarem a casa livres de obrigações. Acontece que para isso, só os poderia ir buscar às 18h e o pior é que nas vezes em que experimentei, chegaram a casa com os trabalhos por fazer! Ou seja, Se uma pessoa os for buscar às 17h, entre chegar e não chegar a casa, 17.30h, lanchar, tpc, banho e jantar, que tempo lhes sobra para descansarem de um dia de escola, brincar, passar tempo em família (bato neste ponto porque lhe dou, de facto, muita importância)? E nos dias que têm actividades, é justo fazê-los chegar a casa, às 19h e ainda terem que ir fazer tpc? Por tudo isto sou, veementemente contra os mesmos no ensino básico. E faço questão de o mostrar quer à professora, quer nas reuniões de pais.

      Eliminar
  5. Coitadinhos, ficam cheios de escola e enjoados, até em casa!

    ResponderEliminar
  6. A tua última frase está a 100%. É verdade, depois crescem e já não podem voltar atrás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que é, sem dúvida, a minha maior prioridade. Quero que os meus filhos tenham uma infância feliz, com direito a tudo e mais um par de botas. :)

      Eliminar
  7. Eu concordo contigo. As crianças precisam tanto de brincar, mas há professores que exigem demasiado, então no 4º. ano com os exames nem imaginas, parece que as crianças ficaram proibidas de brincar, de serem felizes.

    ResponderEliminar
  8. O pior é que não é só às crianças. Dizem que temos muitas férias. Mentira! Temos sim sempre trabalhos da escola para fazer. Tudo o que é demais é demais. Sem dúvida. Se uma pessoa não for organizada é fácil irem as notas por água abaixo.

    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar