quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Guerra ao acne!

Há dois anos apareceram-me as primeiras borbulhas. De início eram poucas mas foram alastrando e quando dei por mim tinha o rosto cheio delas, qual adolescente em plena crise eruptiva, com a diferença que tinha acabado de entrar na casa dos trinta.
Fui à dermatologista que me prescreveu Minocin e uma pomada. Pois bem, andei dois anos a tomar Minocin diariamente e cheguei a pensar que ficaria refém dele para o resto da minha vida já que sempre que experimentei interromper, lá vinham as putas das borbulhas outra vez. Só que agora a coisa descontrolou-se de vez pelo que lá fui eu, a todo o vapor, para a dermatologista outra vez. Diagnóstico: crise de acne bravia que requer tratamento de choque. 

Parece que nos próximos 6 meses a Isotretinoína Orotrex, a Espironolactona, a Eritromicina e o Ácido Azelaico vão ser os meus melhores amigos. 

Pelo caminho, estou proibida de tocar na cara, de comer/beber alimentos quentes e/ou picantes. Análises mensais para controlar o colesterol, que com este tratamento tem tendência a aumentar e proibição extrema de engravidar com direito a assinatura de termo de responsabilidade e tudo.

Também fui advertida para o facto de não me depilar com cera durante o tratamento, já que, caso o faça corro o sério risco da pele vir atrás - maravilha, logo agora que a minha depiladora parece estar prestes a dar o último suspiro e eu em plena crise financeira e com coisas bem mais urgentes para pagar/comprar do que ir dar 100 euros por outra. Adiante. É possível que a boca e o nariz sangrem de tão ressequidos e que tenha que comprar lágrimas artificiais para o caso de sentir os olhos secos. Caraças, ao que uma pessoa tem que se submeter para se livrar desta praga! 

Durante o dia apenas protector solar FPS 50 e uma base de maquilhagem, caso a queira usar.

Se tudo correr conforme o previsto, em breve estas putas já farão parte do passado para não mais voltar. Queira Deus, que eu já não aguento mais! Gorda e com borbulhas é coisa que arrasa com a auto-estima de qualquer pessoa. 

Pelo menos uma boa notícia, ontem contactei o dr. Tallon que me garantiu ser seguro conciliar as cápsulas dele com este tratamento, que era algo que me estava a preocupar. Ia ser o cúmulo ter que escolher entre perder peso ou perder as borbulhas! 

Agora, venham daí os efeitos secundários, sejam eles quais forem, i'm ready! 



8 comentários:

  1. Fiz esse tratamento com há uns 15 anos e nunca mais tive acne... Passei um mau bocado com tanta análise e tanto efeito secundário, mas resultou até hoje!
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Fiz esse tratamento com há uns 15 anos e nunca mais tive acne... Passei um mau bocado com tanta análise e tanto efeito secundário, mas resultou até hoje!
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  3. Tb já fiz esse tratamento, tb há uns 15 anos e tb resultou!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã completo uma semana de tratamento, para já ainda não noto nada, estou à espera, com alguma expectativa, pela 3ª semana em que dizem que é quando tudo piora para então melhorar...

      Eliminar
  4. Isso é um tratamento bomba atómica... Despistaram-lhe ao menos outras patologias que podem causar acne não adolescente? Pode ser um desequilíbrio da tiróide (o que explicaria também o aumento de peso), pode ser doença celíaca, pode ser ovários poliquísticos... Conheço até uma rapariga que resolveu o acne deixando de ingerir lacticínios. Peça uma segunda, terceira opinião, esse tratamento tem tantos efeitos secundários... E se o acne tiver uma causa, isso só trata o sintoma- o acne- voltando a aparecer com o fim do tratamento. Eu fiz o Roaccutan e se fosse hoje não tinha feito.

    ResponderEliminar
  5. Olá! =)
    Sim, fiz uma série de exames e nenhum acusou nada que justificasse o acne.

    Posso perguntar-lhe porque diz que se fosse hoje não teria tomado? Trouxe-lhe algumas complicações de maior?

    Obrigada =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faria, porque teve imensos efeitos secundários, e na realidade os meus problemas de pele só passaram quando o meu filho foi diagnosticado com doença celíaca e comecei a fazer a dieta sem glúten por solidariedade... Deixei de ir a dermatologistas, nunca pensam para além do problema imediato: o meu marido tinha eczema para o qual os dermatologistas só sabiam receitar cortisona; resolvia no momento e quando deixava de pôr, surgia outra vez. Começamos a achar que era uma alergia, automedicou-se com zyrtec e o eczema foi-se... Por isso, aconselhava a procurar a raiz do acne em vez do tratamento atómico- se já fez exames e nada acusaram, é porque ainda não fez o exame certo ;-) As melhoras!

      Eliminar